Quem somos?!



Pensamos a arte de uma forma livre... Foi a partir daqui que nos juntámos e formámos a C.A.L. uma comunidade aberta a ideias, projectos, abraçando alternativas ao que de convencional se faz por aí. Trabalhamos a arte no sentido de dar e abrir a públicos que procurem estímulos diferentes, num processo de desconstrução e recriação. Como refere Antonin Artaud, antes de mais nada, necessitamos de viver, necessitamos de acreditar no que nos faz viver e em que algo nos faz viver (…).
Desta forma tentamos unir artisticamente o Teatro, a Música e as Artes Plásticas numa atitude de exploração conjunta da arte, do corpo, dos materiais, sons, das palavras, das ideias, das ambiências, dos processos, dos sentidos. Procuramos desde o silêncio ao grito, explorar os limites e reencontrar a liberdade de criar, sem a dependência total das instituições e do capital como base da criação.
Descartes diz-nos: age com mais liberdade quem melhor compreende as alternativas em escolha. Quanto mais claramente uma alternativa apareça como a verdadeira, mais facilmente se escolhe essa alternativa.
Caminhemos então em direcção às alternativas.
A.M.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

V. D´ENTRO SONHO

imagem de Leopoldo Antunes


V. D´ENTRO
SONHO

Trabalho de apresentação do workshop de criação livre e abordagem criativa, módulo II, que se irá realizar na Bruxa Teatro, ex-celeiros da EPAC, Évora, domingo dia 27 pelas 22h.

Trata-se de uma partitura de movimentos e imagens, desenvolvidas no processo, que nos remeteu para a metamorfose imaginária do sonho, daquilo que está dentro de nós e se revela de forma desarticulada/articulada quando sonhamos, sem controlo consciente.

Contamos com a tua presença.

Para mais informações contacta-nos.

Limitação 60 pessoas.

Coordenação:
Ana Leitão

Participação:

Sofia Ramos
Telmo Branco
Diana Pires
Cristina Rodrigues
Joana Velez
Dany Santos
Henrique Calado
Rubi Girão
Vanda Rodrigues
Paulo Pimenta
Mafalda Marafusta
Mariana Rute
Afonso Castanheira

quarta-feira, 16 de junho de 2010

CoStuMamOs

Costumamos acreditar que a vida é boa; que os dias são de sol e quentes; que a alma aquece com o sal do mar onde nos banhamos quando acreditamos.
Costumamos sair à rua e abraçarmo-nos como irmãos, num abraço único, debaixo da sombra porque o dia é cálido; sentar-nos na relva fresca e partilhar ideias e palavras, só porque sim e pelo prazer de sermos o que somos.
Costumamos caminhar a procurar o lugar onde roubar a fruta pendurada na árvore que nos vai saciar a sede e a fome, alimentada pelo prazer da caminhada.
Costumamos brincar como crianças em rodas de girar até que um de nós caia para o podermos levantar.
Costumamos ser livres na possibilidade do que nos rodeia e mesmo quando a vida aperta, costumamos dizer que queremos mudar o mundo sem mudarmos o que somos.
Costumamos andar fora do costume e tudo isto para confirmar que é assim que queremos poder ser nós e criar.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

SHABAT ? ou ADEVA- produzido a partir de AlaranjA

A C.A.L comunidade de artistas livres, convida a aparecerem este Sábado, no Time Out - Évora, para assistirem a SHABAT? ou ADEVA, uma produção feita a partir de AlaranjA.
Numa natural adaptação ao espaço, depuramos o trabalho realizado a partir do Workshop de criação livre e recriamos um pequeno espectáculo de movimento teatral ao qual demos o nome de SHABAT?*ou ADEVA.
Serão feitas duas apresentações, com dois actores e dois músicos, através de uma viagem que vai desde Adão e Eva até à consciencialização do que fazemos actualmente connosco e com o planeta que nos acolhe.
Contamos com amigos, conhecidos, desconhecidos, estrangeiros, todos os que quiserem aparecer, assistir, criticar, deixar opinião, manifestar-se e beber um copo.
Estaremos no Time Out, dia 19, Sábado, a partir das 22h.
Continuando a acontecer...
C.A.L




* Não tenho por habito explicar os títulos dos eventos, mas para que não fique a ideia que vamos apresentar um ritual Judeu, fica aqui apenas um fio de pensamento, para que o possa completar com o próprio raciocínio critico:

A palavra hebraica שבת, shabāt, tem relação com o o verbo שבת, shavāt, que significa "cessar", "parar". Apesar de ser vista quase universalmente como "descanso" ou um "período de descanso", uma tradução mais literal seria "cessação".

O dia de descanso dos Judeus é o Sábado, dia de Shabat, dia de merecido descanso, avaliação e ponderação da semana de trabalho.

O Shabat é introduzido com a declaração que o trabalho dos céus e da terra foram completos, e que eles permanecem perante nós em seu estado final pretendido de perfeição harmoniosa.”

Deus, após Adão e Eva terem provado da fruta do conhecimento, deixou-os ficar até ao Shabat, expulsando-os do paraíso no dia seguinte.

SHABAT ?

ADEVA...

terça-feira, 1 de junho de 2010


A C.A.L convida todos aqueles que nos acompanham e todos os outros que queiram estar presentes, para a apresentação do projecto AlaranjA, na SHE (sociedade harmonia eborense) já no próximo dia 4 Junho.

Apesar de se apresentar como performance, na verdade trata-se de uma articulação criativa de algumas ideias exploradas no workshop I de criação livre, que, quando aliadas umas às outras, depois de desconstruídas, proporcionaram a recriação de uma mensagem global exprimida através da corporalidade.
Aproveitamos para agradecemos à SHE pelo apoio, disponibilidade e interesse mostrado pelo nosso trabalho.

Apareçam, critiquem, manifestem-se e venham beber um copo connosco.

Cumprimentos,

C.A.L