Quem somos?!



Pensamos a arte de uma forma livre... Foi a partir daqui que nos juntámos e formámos a C.A.L. uma comunidade aberta a ideias, projectos, abraçando alternativas ao que de convencional se faz por aí. Trabalhamos a arte no sentido de dar e abrir a públicos que procurem estímulos diferentes, num processo de desconstrução e recriação. Como refere Antonin Artaud, antes de mais nada, necessitamos de viver, necessitamos de acreditar no que nos faz viver e em que algo nos faz viver (…).
Desta forma tentamos unir artisticamente o Teatro, a Música e as Artes Plásticas numa atitude de exploração conjunta da arte, do corpo, dos materiais, sons, das palavras, das ideias, das ambiências, dos processos, dos sentidos. Procuramos desde o silêncio ao grito, explorar os limites e reencontrar a liberdade de criar, sem a dependência total das instituições e do capital como base da criação.
Descartes diz-nos: age com mais liberdade quem melhor compreende as alternativas em escolha. Quanto mais claramente uma alternativa apareça como a verdadeira, mais facilmente se escolhe essa alternativa.
Caminhemos então em direcção às alternativas.
A.M.

terça-feira, 25 de maio de 2010

O Que Preciso Dizer

a todos os que acreditam
Depois de caiadas algumas paredes, de instaladas algumas pedras da calçada e de vidas desbravadas, chegou a altura de deixar fluir algumas palavras.

Custa-me divagar sobre processos e sobre pessoas, pois todos são únicos e trabalhamos na pureza de quem quer criar por entrega à Arte.
Na verdade vivemos disto que nos move, e digo vivemos porque o conceito de “sobreviver” não se enquadra no que fazemos. Sobrevive-se quando há dependência material, quando o prazer não é pleno, quando se faz algo sem o latejar da vida, porque tem de ser feito, porque há obrigação, porque o feito não nos traz brilho aos olhos, enfim, sobrevive-se numa tentativa de conseguir viver.
Não é o caso!
Estamos muito longe de pertencer à parte monetária e capitalista que move o mundo. Aqui Vivemos porque é a Arte ou a exploração desta, que nos define, que nos confronta, que nos questiona e que nos move para um encontro dentro e fora de nós, tornando-nos mais daquilo que somos na nossa essência, seja ela qual for, sempre tão única de pessoa para pessoa.
Não recusamos nem criticamos o dinheiro, é um erro fazê-lo, só não deixamos que seja o nosso motor de trabalho.

Depois de todo este tempo, em que passaram varias pessoas pela nossa comunidade - sempre com a mesma porta aberta para o mundo - onde, numa contagem geral, já podemos enumerar cerca de 25 pessoas envolvidas em projectos da C.A.L, com pouco mais de 1 ano de vida, é gratificante avaliar que continuamos a crescer uns com os outros e não nos instalamos na facilidade, que contagia tantas criações pelo mundo fora.

Continuamos sem estatuto, sem dinheiro, sem instituições que nos apoiem, salvo algumas pequenas como nós - a quem agradecemos de coração -, sem espaço, sem gente “grande” que venha ver o que fazemos… sem isto e sem aquilo… Mas, é com força, intensidade, explosão e com um respirar profundo de satisfação, que digo: Temos tudo o resto!!
Este “resto”, é tanto e tão grande, que, arrisco dizer, é aquilo que faz crescer a humanidade, é aquilo que faz a Arte comandar o homem, é aquilo que nos faz não desistir do mundo e de nós mesmos, aquilo que supera o que pensamos ser um limite, e entrega esse limite a um infinito.

Utopia? Nada! Aqui comprovamos isto que vos escrevo. Não é utópico, é real, e desejo que todos possam sentir esta vida a pulsar dentro, pelo menos uma vez e que possam criar com entrega, atitude e acima de tudo, ousadia!

Um grande obrigada a todos os que acreditam e se manifestam
Ana Leitão

terça-feira, 11 de maio de 2010

Workshop Criação Livre e Abordagem Criativa - modulo II



Depois de um trabalho onde se fundiu o corpo, a imagem e o criação performativa de exploração livre, abre-se o trabalho ao texto, à dramaturgia e intertextualidade.
Aliando o trabalho performativo e expressivo do corpo e a desconstrução como processo de recriação, propõe-se um workshop onde do texto parte o estímulo e a base de recriação a partir da desconstrução, numa experimentação da corporalidade.
Procura fundir-se a imagem; o corpo na imagem; a exploração do movimento, do som, do texto; o envolvimento rítmico; a agilidade criativa.
O objectivo é ter dois grupos inseridos no mesmo processo para experimentação da diversidade de projectos.


Objectivo:

. Trabalho de selecção de excertos de textos não teatrais
. Processo de compreensão e dramaturgia dos textos
. Processo de desconstrução e intertextualidade
. Divisão por imagens e cenas individuais
. Exploração livre da corporalidade/expressividade das imagens e das cenas, individual e em grupo, partindo de focos concretos
. Trabalho de pesquisa
. Fisicalidade/corporalidade como estimulo imagético
. Processo de exploração de trabalho individual para integração no todo
. Articulação das ideias objectivando um universo criativo comum

Datas:
4ªs e 5ªs das 18:30h às 21h (grupo 1)
das 21:30h às 00h (grupo 2)
(horários discutíveis)

Dias 26 e 27 Maio, 2 e 3, 9 e 10, 16 e 17, 23 e 24 de Junho
Apresentação na Bruxa Teatro dia 26 de Junho
(propõe-se outras apresentações a discutir com os grupos)

Duração: 5 semanas



Inscrições abertas a 6 participantes por grupo
Até dia 23 de Maio


Local: A averiguar

Preço: 50€
(facilidade de pagamento em 2 ou 3 vezes)

A trazer:
. Pequenos excertos de textos escolhidos individualmente
. Pequeno texto/frase autentico escrito sobre o tema presente nos excertos
. Pesquisa de Imagens que sugiram os textos

Contactos:

Ana Leitão: 965014968

Rubi Girão: 961248405

Mail: Geral_C.A.L@sapo.pt
ArtAna@sapo.pt

segunda-feira, 3 de maio de 2010

CoNheCi uM hoMeM qUe PoSsuiA uMa CaBeçA dE ViDRo

"No Religion
No Socialism
No Dogmatism
Brings us close to Paradise
Only Creativity does"
hundertwasser


Fotografias Ensaio





Depois do abismo, começar no nada. Partindo do nada Ser laranja.
Enquanto laranja ser universo. Ser mundo de infinitas possibilidades.
Criar superuniversos de pessoas laranja em orbitas constantes e irregulares.
Transmutar a realidade e buscar uma nova identidade.




Somos livres de pensamento, dificilmente somos livres de existir, mas a criação vem de nós mesmos.
A laranja existe
a laranja pode ter pensamento
a laranja faz criação.
A laranja será mais completa que nós?


Hoje quero ter a certeza de tudo e que tudo seja tão belo como
quando era criança...


Ora deus ou alguém to pague.
Hoje é o ultimo dia em que se fala nisto.