Quem somos?!



Pensamos a arte de uma forma livre... Foi a partir daqui que nos juntámos e formámos a C.A.L. uma comunidade aberta a ideias, projectos, abraçando alternativas ao que de convencional se faz por aí. Trabalhamos a arte no sentido de dar e abrir a públicos que procurem estímulos diferentes, num processo de desconstrução e recriação. Como refere Antonin Artaud, antes de mais nada, necessitamos de viver, necessitamos de acreditar no que nos faz viver e em que algo nos faz viver (…).
Desta forma tentamos unir artisticamente o Teatro, a Música e as Artes Plásticas numa atitude de exploração conjunta da arte, do corpo, dos materiais, sons, das palavras, das ideias, das ambiências, dos processos, dos sentidos. Procuramos desde o silêncio ao grito, explorar os limites e reencontrar a liberdade de criar, sem a dependência total das instituições e do capital como base da criação.
Descartes diz-nos: age com mais liberdade quem melhor compreende as alternativas em escolha. Quanto mais claramente uma alternativa apareça como a verdadeira, mais facilmente se escolhe essa alternativa.
Caminhemos então em direcção às alternativas.
A.M.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Nova Produção - RUA CHEIA


Rua Cheia - espectáculo de Teatro, Poesia e Música. Nova produção C.A.L.


Viajando pelo universo das palavras, compõe-se a Música com o Teatro, passeando por personagens vivas numa Rua Cheia, em noite de Lua Cheia.

Dois musicos, uma actriz, e algumas histórias para contar...

Cheguei, à minha Rua Cheia, numa noite de Lua Cheia, daquelas noites em que toda a gente
sai à rua sem saber porquê.
Também eu saí e sentei-me, assim como estou agora, no degrau da casa da minha avó.
A Lua estava grande, bem grande num céu imenso, a sua luz tornava quase
inexistente a luminosidade dos candeeiros.
A rua, assim como a lua, estava cheia da minha gente, de pequenos momentos solitários,
que se cruzavam uns com os outros, aumentando a magia entre si,
ali diante dos meus olhos.

Estreia 11 de Dezembro - Clube Recreativo Penichense - Peniche.
Espectáculos:
11 e 12 Dezembro - 21h30 - C.R.P.
19 Dezembro - Casa dos Bonecos - Évora.
22h, com Mostra Artistica C.A.L às 23h.
Marcações e informações contacte a C.A.L.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

NOVOS PROJECTOS

A C.A.L alargou a sua comunidade. O Outono trouxe inspiração, novos projectos e novas presenças.
Encontramo-nos em processo de dois projectos com estruturas e linguagens muito diferentes que unem, mais uma vez, a equipa para introspecção e criação alternativa. O primeiro - que funde o Teatro com a Música, partindo da poesia de Al Berto e Samuel Beckett - a ser estreado em Dezembro. Pretendemos abrir este espectáculo ao público Eborense numa noite de mostra artística da C.A.L. O segundo, com estreia prevista para finais de Janeiro, envolve novos actores e músicos, que vêem proporcionar novas dinâmicas de trabalho e uma equipa bem mais numerosa. A partir da peça CARICIAS, do Catalão Sergi Belbel, este projecto está a ser realizado em parceria com o curso de Teatro da Univ. de Évora.
Interpretação:
Carla Leal
Dany Santos
Henrique Calado
João Bandeiras
Mónica Soares
Rubi Girão
Tânia Chita
Tânia Santos
Música:
André Penas
Afonso Castanheira
José Silva

Queremos deixar, desde já, um agradecimento a todos estes que se nos unem, que vivem a nossa energia, princípios, dinâmica e acreditam, como nós, na criação livre. Para a Mónica, que abraçou a produção destes dois espectáculos, um especial obrigado.
Daremos noticias, até lá... Boa Viagem!